História

Entenda-se que o efeito 3D é uma ilusão criada pelo cérebro humano após manipulação, de várias maneiras, imagens e que no fim produzem um efeito de profundidade ao receptor. Assim, a primeira ideia que conseguimos ter de 3D foi em 1838, em que Sir Charles Wheatstone inventou o estereoscópio, um pequeno grupo de utensílios que separavam duas imagens e as combinavam a uma certa distância que era possível distinguir a tal profundidade que o 3D nos induz.

Os estereoscópios foram evoluindo, mudando formato, aspecto e técnica. Mas é por volta do ano 1915 que os senhores Edwin S. Porter e William E. Waddell começam a fazer experiências em ecrãs de cinema de anáglifos. Os anáglifos usavam uma técnica de combinação de duas cores opostas (geralmente azul e vermelho) para dar a ideia de profundidade. E foram estes mesmos senhores que, sete anos mais tarde, conseguiram trazer para Astor Theater na cidade de Nova York o primeiro filme 3D exibido para o público, The Power of Love.

A meados de 1928, John Logie Baird conseguiu transmitir cor numa televisão o que proporcionou uma transmissão de anáglifos, isto é, a tecnologia até então utilizada para produzir imagens 3D.

A partir dos anos 50 houve uma grande produção de filmes 3D. Foram nestes anos também que a televisão começou a ter grande popularidade.
The_National_Archives_UK_-_WORK_25-208

Nos anos 60 a tecnologia 3D encontrou uma nova técnica chamada Space Vision, que consiste na impressão de duas imagens numa só fita. Esta tecnologia foi vantajosa já que suprimiu um dos projetores sincronizados, utilizados até aquela data para reproduzir filmes 3D. No entanto, esta técnica requeria um projetor mais complexo. A par desta tecnologia, uma empresa canadiana avançava com o desenvolvimento de um standard de formato de visualização, acabando por criar o IMAX 3D. Este standard trouxe nos anos 90 uma grande popularidade para a tecnologia 3D.

Com esta quantidade de produção de conteúdos 3D, começamos a ter uma procura pelas televisões 3D à volta do ano 2004, de modo a ter acesso a esses conteúdos em casa.

Em 2008 começou a aparecer no mundo os canais 3D, sendo que a sua expansão se deu por volta do ano 2010.
history_40-90

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s